30 de março de 2006 (Bibliomed).
Homens que ingerem uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, tais como o óleo
de peixe, podem ser protegidos contra o desenvolvimento de uma forma agressiva
do câncer de próstata.
Cientistas descobriram que os ácidos graxos ômega-3 poderiam
bloquear a disseminação de células cancerosas, e acreditam que essa ação poderia
vir a ser um tratamento coadjuvante na terapêutica do câncer de próstata em fase
inicial.
Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são compostos essenciais
que funcionam conjuntamente, e que não são produzidos pelo corpo humano. Assim,
a ingestão de uma dieta rica nestas substâncias, que contribuem para a boa
saúde, é muito importante. As gorduras ômega-6 são encontradas nos óleos
vegetais, sementes e castanhas, e as gorduras ômega-3 são encontradas nos óleos
de peixes, como o do salmão.
Pesquisadores do Paterson Institute do Manchester's Christie
Hospital, da Inglaterra, verificaram que enquanto que os ácidos ômega-6
aumentaram a disseminação das células tumorais na medula óssea, os ômega-3
bloquearam a disseminação.
A pesquisa foi publicada na última edição da revista British
Journal of Cancer.
Fonte: British Journal of Cancer (07 Mar 2006) Full
Paper