03 de maio de 2006 (Bibliomed).
Nutricionistas têm agora mais razões para recomendar a ingestão de
fibras: segundo novas pesquisas, o benefício total das fibras na saúde advém
de quantidades tão pequenas quanto 20-35 gramas de fibra por dia.
Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, publicada
na revista American Journal of Clinical Nutrition, acompanhou 524 adultos
sadios por 1 ano. No início do estudo, e a cada 3 meses, foram colhidas
amostras de sangue e feito levantamento dos alimentos ingeridos.
Os resultados desta investigação mostraram que a maioria dos participantes no
estudo estava ingerindo menos fibras do que seria adequado. A média de fibras
ingeridas chegou apenas a 16 gramas por dia.
Comparado com os indivíduos que comeram menos fibras, aqueles que comeram mais
tiveram uma probabilidade 63% menor de apresentarem níveis altos de proteína
C-reativa - PCR em seu sangue (níveis altos de PCR podem predizer um risco
aumentado de doença cardíaca e acidente vascular cerebral). Níveis elevados
de PCR são também indicativos de que o indivíduo está sob risco de
desenvolver diabetes.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, April 2006; vol 83: pp 760-766.