13 de dezembro de 2006 (Bibliomed).
Com a finalidade de examinar a associação entre a ingestão de álcool,
densidade mineral óssea, quedas, e risco de fraturas, pesquisadores do
California Pacific Medical Center, em São Francisco, Califórnia, e de outras
instituições americanas, analisaram um grupo de 5.974 homens, com 65 anos ou
mais, de seis centros clínicos norte-americanos diferentes.
O novo estudo foi publicado no número de novembro de 2006, da revista Journal of
the American Geriatrics Society. Do total de indivíduos analisados, 11,7%
relatavam um consumo de moderado a aumentado de bebida alcoólica. O tempo de
acompanhamento foi de 1 ano para quedas e de 3,65 anos para fraturas.
Os resultados indicaram que, quanto maior a ingestão de álcool, maior a sua
densidade mineral óssea; além disso, não se observou efeito do consumo de álcool
na possibilidade de ocorrência de fratura óssea.
Em relação a quedas, a ingestão leve de álcool pode diminuir o risco destas
ocorrerem, mas uma história de alcoolismo importante, levou a um maior risco de
quedas.
Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. Volume 54 Issue 11 Page 1649
- November 2006.