27 de junho de 2008 (Bibliomed).
Um estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, sugere que o consumo moderado
de vinho e de outras bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir artrite
reumatóide. Os resultados indicaram que beber de cinco a dez drinques por
semana reduz, em mais de 50%, o risco de desenvolver a doença inflamatória das
articulações.
De acordo com os autores, apesar da bebida mais comum entre
os participantes ser o vinho, esses resultados são aplicáveis a pessoas que
consomem, moderadamente, qualquer outra bebida alcoólica.
No estudo, os especialistas avaliaram, através de
questionários sobre o estilo de vida e da análise de amostras de sangue, mais
de 2,7 mil pessoas que participaram de outras duas pesquisas realizadas no
período entre a segunda metade da década de 90 e nos cinco primeiros anos de
2000.
De forma geral, os resultados mostraram que o consumo de
cinco a dez drinques por semana estava associado a 40% a 50% menor risco de
desenvolver artrite, em comparação com aqueles que não bebiam. E os que
bebiam até cinco "porções" de álcool apresentavam 20% menor risco.
O grupo que apresentou maior propensão a desenvolver artrite
foi o de fumantes com testes positivos para a presença do anticorpo ACPA –
420% maior risco do que aqueles que consumiam álcool e nunca fumaram.
Apesar dos resultados, os pesquisadores destacam que ainda é
muito cedo para se recomendar a bebida alcoólica como forma de prevenir a
artrite reumatóide. Além disso, é "metodologicamente necessário
investigar a relação entre dois fatores do estilo de vida – o álcool e o
fumo – e um fator genético".
Fonte: Annals of Rheumatic Diseases. Junho de 2008.