Untitled
Publicidade
 
 
      Terça-Feira, 24 de Novembro de 2009  
Busca      
 
Informaçao Sobre Saúde
Para receber informações de saúde, cadastre-se agora.
BLOG DE BOA SAÚDE
Notícias de Saúde
Artigos de Saúde
Exames de rotina (novo)
Chats Anteriores
Comunidades
Dicionário Médico
Serviços e Produtos
Medicamentos Genéricos
Anuncie Aqui
Newsletters
Calculadoras
Receita para rir
Termo de Responsabilidade
Especiais
Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Férias 2006
Dia Mundial da Saúde 2006
Dia Internacional da Mulher
Dia Nacional de Combate ao Câncer
Especial Obesidade
Tratamento das complicações pós-aborto
Dia dos Namorados 2006
Dia dos Namorados 2004
Preservativos: Reduzindo as
Barreiras
Violência contra as Mulheres
Guia Realce de Orientação e
Aconselhamento
Mais Especiais


O que é?

BUSQUE NAS NOTÍCIAS DE SAÚDE

<VOLTAR
Comer peixes na gravidez e amamentar melhora o desenvolvimento do bebê

11 de setembro de 2008 (Bibliomed). O alto consumo de peixes pela mãe durante a gestação e um maior período de amamentação melhoram o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê, segundo estudo publicado na edição de setembro do “American Journal of Clinical Nutrition”. Os autores destacam que ambos têm efeitos benéficos independentes para a saúde do bebê.

Realizado por cientistas americanos e dinamarqueses, o estudo avaliou dados de mais de 25 mil crianças nascidas de mulheres que participavam de um estudo chamado Coorte Nacional Dinamarquesa de Nascimentos. As mães foram entrevistadas sobre as marcas de desenvolvimento dos filhos aos seis e 18 meses após o parto e sobre a amamentação; e a dieta pré-natal também foi avaliada.

As análises indicaram que filhos de mães com maior consumo de peixes na gravidez tinham mais chances de terem melhores habilidades motoras e cognitivas. Comparadas com aquelas que comiam menor quantidade de peixes, as maiores consumidoras do alimento (cerca de 60 gramas por dia) tinham filhos 25% mais propensos a ter maior desenvolvimento aos seis meses de vida, e 30% maior probabilidade de melhor desenvolvimento aos 18 meses.

A duração do período de amamentação também foi associada ao desenvolvimento infantil, principalmente aos 18 meses. Os autores acreditam que os nutrientes presentes no leite materno, incluindo o ômega-3 (encontrado também em peixes) são benéficos para o desenvolvimento da criança. E os benefícios do consumo de peixes eram similares entre aqueles amamentados por menos tempo e entre aqueles amamentados por períodos mais longos.

Embora os órgãos de saúde americanos recomendem a limitação do consumo de peixes na gestação por causa das altas taxas de mercúrio de alguns peixes, que podem ter efeitos tóxicos, os autores destacam que as mulheres devem continuar comendo peixes. Mas recomendam a opção por espécies que são propensas a ter menos mercúrio, como o salmão, bacalhau, cavala e linguado.

Fonte: EurekAlert. 09 de setembro de 2008.

<VOLTAR

   

INÍCIO | QUEM SOMOS | CONTATO | ABOUT | CONDIÇÕES DE USO | NOSSO OBJETIVO

                                                                                                    © 2000 - 2009 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados