Untitled
Publicidade
 
 
      Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2009  
Busca      
 
Informaçao Sobre Saúde
Para receber informações de saúde, cadastre-se agora.
BLOG DE BOA SAÚDE
Notícias de Saúde
Artigos de Saúde
Exames de rotina (novo)
Chats Anteriores
Comunidades
Dicionário Médico
Serviços e Produtos
Medicamentos Genéricos
Anuncie Aqui
Newsletters
Calculadoras
Receita para rir
Termo de Responsabilidade
Especiais
Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Férias 2006
Dia Mundial da Saúde 2006
Dia Internacional da Mulher
Dia Nacional de Combate ao Câncer
Especial Obesidade
Tratamento das complicações pós-aborto
Dia dos Namorados 2006
Dia dos Namorados 2004
Preservativos: Reduzindo as
Barreiras
Violência contra as Mulheres
Guia Realce de Orientação e
Aconselhamento
Mais Especiais


O que é?

BUSQUE NAS NOTÍCIAS DE SAÚDE

<VOLTAR
Alimentação na adolescência é determinante para a saúde pulmonar

11 de março de 2009 (Bibliomed). A alimentação na adolescência pode afetar a função e a saúde pulmonar. Um novo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que dietas pobres em frutas, vitamina C e E e ômega-3 estão associadas com pior função pulmonar em adolescentes.

A análise de mais de dois mil adolescentes americanos e canadenses indicou que o fato de comer menos de um quarto de uma porção de frutas por dia estava associado a uma função pulmonar menor do que a média e a uma maior incidência de sintomas de bronquite crônica e asma.

Além disso, os resultados mostraram que a baixa ingestão de ômega-3 – principalmente encontrado em peixes como o salmão e a sardinha – estava ligada a sintomas de bronquite, sibilância (chieira) e asma. E os fumantes com maior consumo de vitamina C teriam menos sintomas respiratórios que os fumantes com menor ingestão desse nutriente.

Embora os efeitos clínicos dessa dieta não sejam óbvios para os jovens ou seus médicos, os autores destacam que “isso (a alimentação inadequada) é motivo de preocupação, porque sugere que essas crianças não estão desenvolvendo seu potencial ideal da função pulmonar”. “Mais tarde, isso pode ter um efeito, pois uma menor função pulmonar está associada à morbidade e mortalidade mais cedo”, acrescentou a pesquisadora Jane Burns.

Especialistas acreditam que esses nutrientes reduzem a incidência de problemas respiratórios ao proteger os pulmões de danos causados por inflamação em células e tecidos. Por isso, além da recomendação para evitar o fumo – principal fator de risco para problemas respiratórios – os especialistas indicam a ingestão diária de pelo menos duas xícaras e meia de verduras e legumes e duas xícaras de frutas.

Fonte: Healthday. 06 de março de 2009.

<VOLTAR

   

INÍCIO | QUEM SOMOS | CONTATO | ABOUT | CONDIÇÕES DE USO | NOSSO OBJETIVO

                                                                                                    © 2000 - 2009 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados